sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cabeça Quente: 10 questões sobre Enxaqueca

Tenho postado vários assuntos sobre enxaqueca, porém esse artigo me chamou a atenção por estar bem completo.
Para quem tiver interesse em diminuir suas crises de enxaqueca, terá que ter paciência e pesquisar sobre os alimentos que possam estar lhe fazendo mal. 
Segue abaixo uma relação dos alimentos que normalmente desencadeiam crises de enxaqueca, porém às vezes tem alimentos que podem não constar na relação, mas, para algumas pessoas podem ser o gatilho de suas enxaquecas. É uma questão de se observar, se conhecer, e se ajudar.

Fonte: site UOL. Autor: luiza.tenan

O que dizem que faz mal para enxaqueca: 



TIRAMINA: libera as prostaglandinas, que geram a inflamação.
Onde encontrar: peixes defumados, queijos curados, fígado de galinha, figos e vinho tinto.

NITRATOS E NITRITOS: substâncias utilizadas para realçar a cor e o aspecto de carnes e outros alimentos processados e em conserva. Sua ação vasodilatadora pode facilitar o gatilho da enxaqueca.
Onde encontrar: toucinho, carnes processadas, cachorro quente, salames e embutidos em geral.
GLUTAMATO MONOSSÓDICO: aditivo que realça o sabor dos alimentos industrializados. Pode levar à liberação de acetilcolina (substância química estimulante da função muscular), bem como inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais. Pessoas sensíveis podem sentir uma sensação de aperto e queimação no peito, dores na cabeça, pescoço e ao redor dos olhos, sudorese, ondas de calor e alterações do humor 20 minutos após o consumo.
Onde encontrar: carnes processadas, alimentos em conserva e fermentos.
CAFEÍNA: é uma substância estimulante que, em alguns casos, pode causar uma dependência psíquica e de tolerância (a mesma quantidade já não provoca o mesmo efeito) quando consumida em excesso diariamente. Nesses casos, pode desencadear dor de cabeça devido ao baixo teor de cafeína na circulação (por exemplo, aos finais de semana, quando longe do escritório, ingerimos menos xícaras de café).
Onde encontrar: café, chás e chocolates.
SINEFRINE: também possui ação estimulante.
Onde encontrar: frutas cítricas.
FENILALANINA E ASPARTAME: adoçantes artificiais que podem desencadear as dores de cabeça.
Onde encontrar: alimentos à base de cola (como chás e refrigerantes) e adoçantes artificiais.
GELADOS: após o consumo de bebidas geladas ou sorvetes, algumas pessoas sentem dor de cabeça, geralmente no topo da cabeça, nos olhos ou nas têmporas (raramente em outras áreas) e não latejante. Isso acontece porque o alimento frio, em contato com o céu da boca, faringe e esôfago, desencadeia um ato reflexo que provoca a dor. Se não der para evitar o consumo, faça-o bem devagar, em pequenas quantidades e esporadicamente.
Onde encontrar: sorvetes, milkshakes e outras substâncias geladas.

FENÓIS, ALDEÍDOS E SULFITOS: os fenóis são substâncias naturalmente presentes nas uvas, os aldeídos resultam do processo de destilação e os sulfitos são conservantes geralmente utilizados em vinhos e champanhes. São os causadores da famosa ressaca.
Os sulfi tos ainda podem desencadear outros sintomas, como asma, pressão baixa, sensação de ondas de calor, distúrbios intestinais, taquicardia, fraqueza e ansiedade.
Onde encontrar: álcool e frutas secas.
OUTROS ALIMENTOS: podem desencadear crises de enxaqueca.
Onde encontrar: abacate, banana, amora, suco de maçã, uva, nozes, cebola e produtos lácteos.
FATORES EXTERNOS
Alergia, tabagismo, menstruação, estresse físico ou mental, excesso de ingestão de açúcar e doces, fome, falta de sono, ruídos ou luzes muito fortes e anticoncepcionais de via oral podem desencadear as crises.

O que dizem que faz bem para a Enxaqueca:

• ATUM, SARDINHA, ARENQUE, SALMÃO E LINHAÇA: alimentos ricos em ômega 3.
• GENGIBRE: é anti-inflamatório.
• SOJA: rica em isoflavona, modula o magnésio durante o período pré-menstrual.
• AVES, COGUMELOS E QUINOA: ricos em riboflavina, que aumenta a energia das células nervosas.
• ABÓBORA, ARROZ E AMARANTO: ricos em magnésio, que está em falta nas enxaquecas.

2 comentários:

  1. Bom dia Amalia,gostei muito da matéria tenho sofrido com essa doença há mais de 20 anos,tudo que puder amenizar a doença é bem vindo.Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, obrigada pela visita. Que bom que pude lhe ajudar um pouco. Mas converse com seu médico, atualmente eles usam, anti-depressivos em baixas-doses para prevenir a enxaqueca, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. Tenho um artigo postado sobre o uso da amitripitlina. Fique bem! Boa sorte! abs

    ResponderExcluir