domingo, 11 de julho de 2010

Dores de Cabeça constantes podem ser causadas por Problemas Bucais?

Oi pessoal, vou insistir nesse tema, talvez vocês já estejam saturados com tantas informações parecidas, mas são elas as mais novas respostas para as minhas dores, confesso que prefiro esgotar o tema o mais que puder, até conseguir uma melhora significante.
Acabei não postando muito nesse mês de Julho/10,  motivo viagem.
Dos artigos que li últimamente, o que mais me chamou a atenção foi esse artigo da Dra. Marilia, e a importância do uso da placa de acrílico. No meu caso, por  experiência própria, saliento que a placa deve ter os contatos nos dentes anteriores e não nos dentes posteriores, para não forçar os músculos têmporo-mandibulares durante à noite, evitando assim a dor já ao acordar.
Transcrevo o artigo completo abaixo: 

Fonte: Blog da Dra. Marilia - 24 de maio de 2010
Se você sente dores de cabeça com frequência e já procurou ajuda em neurologistas, oftalmologistas, otorrinos e ainda não encontrou uma solução, procure a ajuda de um cirurgião-dentista para examinar suas ATMs (articulações temporomandibulares) e verificar se existe alguma disfunção.

Essa articulaçao está presente bilateralmente em nosso rosto, frente a cada orelha e articula a mandíbula com o crânio. É responsável pelos movimentos da boca assim como: abertura, fechamento, movimentos laterais, mastigação, deglutição, fala e movimentos de expressão facial.

A disfunção da ATM (DTM), é uma doença pouco conhecida. Inclui lesões causadas por hábitos nocivos, e repetitivos, tais como: mascar chicletes, roer unhas, apertar os dentes, morder lábios, macro e micro traumas, má postura de cabeça, má postura no trabalho, qualidade do sono deficiente, excesso de cafeína, pouca ingestão de água, sedentarismo, dor e bruxismo (ranger dos dentes). Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista muitas vezes é o último profissional da saúde a ser procurado e pela demora em buscar o tratamento adequado, a doença se torna crônica.

Os principais sintomas da DTM são:
» Dor de cabeça relacionada com o desequilíbrio dos músculos da mastigação.
» Dificuldade em abrir a boca.
» Abertura de boca limitada.
» Dor de ouvido e nas áreas próximas.
» Dor e pressão atrás dos olhos.
» Estalos ou sensação de desconforto ao abrir e/ou ao fechar a boca.
» Dor ao bocejar, ao abrir a boca e ao mastigar.
» Travamento de boca aberta e/ou fechada.
» Fadiga dos músculos da mastigação e/ou uma brusca mudança repentina no modo de encaixar os dentes.
» Bruxismo (ranger dos dentes).
» Alguns tipos de zumbido.
Os tratamentos das Disfunções da ATM são diversos consiste na eliminação dos fatores que podem estar contribuindo e de manutenção da dor, assim eliminando a sua dor e vai desde a terapia de pontos gatilhos na musculatura da ATM, comportamental cognitivo, terapia muscular e em alguns casos pode ser necessária a utilização de uma placa estabilizadora ou reposicionadora entre outros.
A placa estabilizadora é um dispositivo interoclusal (encaixa nos dentes superiores) rígido e removível, onde é importante salientar que deve ser RÍGIDA (dura), confeccionada em acrílico, não podendo ser MACIA (de silicone), pois esta aumenta a parafunção do paciente, piorando assim, o seu quadro clínico, levando o paciente perpetuar a sua disfunção da ATM, recidivando frequentemente os sintomas.

A placa estabilizadora necessita de ajustes sucessivos e contínuos, devolvendo contatos bilaterais e simultâneos.

Veja um exemplo de uma placa de mordida:
As finalidades da placa estabilizadora são:
- Distribuição das forças oclusais (da mastigação),
- Promover estabilidade oclusal,
- Proteger os dentes de cargas que venham a ser traumáticas, reduzir desgaste dental nos pacientes que rangem os dentes a noite (bruxismo),
- Estabilizar os dentes que não possuem os seus antagonistas.
Juntamente com a placa miorrelaxante, pode-se associar o uso de relaxantes musculares e fisioterapia com exercícios e calor.Não devemos encarar a dor como fazendo parte de nossa rotina diária, pois assim estaremos encarando-a como normal. Todos nós um dia tivemos dor e sabemos o quanto é ruim esse sintoma e sendo esse diário, é pior ainda, pois diminui a nossa qualidade de vida.

Após a eliminação da sintomatologia dolorosa e estabilização da oclusão, pode-se iniciar o tratamento ortodôntico para correção de maloclusões existentes.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola !! Fui ao neurologista ontem e ela me disse que eu vou ter que usar essa placa .! e ela disse para eu procurar um dentista que seja o proprio que mexe com essas placas para ele já fazer .. e ela também pediu uma tomografia porque talvez a dor d cabeça seja outra coisa .! e eu pesquisei no google e achei bem interessando o que você escreveu e tem muitas coisas que faço tipo mascar chiclete é o dia inteiro, roer unhas, apertar os dentes, má postura de cabeça, qualidade do sono deficiente, pouca ingestão de água .. E eu gostaria de saber como que usa essa placa se é no dia a dia .. ou se é só a hora de dormir ou tenho que usar o dia inteiro ? obrigada aguardo ,. :) .. beijos e parabéns pelo blo e obrigada por ajudar .

    ResponderExcluir
  3. Olá
    A satisfação é minha em saber que estou ajudando pessoas.
    Acredito, que você deva procurar um dentista especializado em DTM e Dor Orofacial e pelo que você me falou, provavelmente terá que usar uma placa de acrílico dura, à noite, como eu uso, normalmente é assim, mas é muito importante mesmo, que você tente abolir o chiclete, o roer das unhas, e o apertar os dentes durante o dia, se você conseguir mudar os teus maus hábitos, você notará uma enorme mudança na sua qualidade de vida e nas suas dores. Preste atenção em você durante o dia, e tente não apertar os dentes, e para à noite, que é quando podemos fazer o bruxismo involuntariamente, nesses casos a placa aliviará bastante essa tensão durante o sono.
    Fique bem e qualquer dúvida pode me escrever novamente
    com carinho
    Amália

    ResponderExcluir