terça-feira, 20 de julho de 2010

Sensibilidade nos Dentes

Já que o enfoque é DOR, eu garimpei esse artigo na internet, pois achei super interessante e informativo. Eu tive muita sensibilidade nos meus dentes quando era mais jovem. Fora os motivos especificados no artigo abaixo, no meu caso também influenciava o aumento da sensibidade nos meus dentes, quando tinha crises de enxaqueca.

Artigo da dentista Dra. Alethea Aparecida Martins - ABR/10

Algumas pessoas possuem muita sensibilidade nos dentes.Não podem beber uma áqua gelada,muito menos tomar sorvete, picolé ou frutas geladas. Essa sensibilidade causa um estado de muito estresse nas pessoas, por isso, existe um tratamento que os dentista realizam para que isso diminua.
Temos que ter em mente que a "dor" ou "sensibilidade" é sempre uma resposta do nosso corpo à algo que está errado.

A sensibilidade nos dentes podem ter muitas causas, que o dentista pode detectar.Essa sensibilidade é devida a própria anatomia do dente. Pois os dentes possuem túbos por onde passam os nervos, que comunicam a "parte viva do dente" (canal) com o meio externo da cavidade bucal. Quando um alimento gelado entra em contato com esse "nervo", causa uma dor muito sensível,que nada mais é do que a resposta do dente à algo que está errado (FIG). Outras pessoas possuem sensibilidade ao quente, é mais raro, mas pode acontecer.

Não podemos esquecer que algumas pessoas possuem mais sensibilidade que outras, tanto para dores no corpo, quanto para dores nos dentes. As mais sensíveis sentem mais "dor" e por isso devem procurar ajuda, no nosso caso, do Dentista.

O Tratamento é baseado em produtos dessensibilizantes. São visitas periódicas ao Dentista para realização da aplicação desse produto e o uso, em casa, de pastas dentais com dessensibilizantes. As pastas dentais mais conhecidas para este tratamento é a Sensodine original, Sensodine Pró-esmalte, Colgate Sensitive e a Colagate Pró-Alívio.

A sensibilidade não some por completo, mas normalmente, diminiu cerca de 80 a 90%. O que permite uma qualidade de vida melhor para essas pessoas.

Um comentário:

  1. obturei as retrações no colo da coroa do meu dente(gengiva exposta ), fiz também raspagem de táraro e limpeza. As obturaçõe foram sem isolamento e com ataque ácido. Aí começoram a doer quase todos os meus dentes, sempre por volta das 11 horas do dia. Ficava a ponto de não poder almoçar, doia toda a boca, dentes aparentemente perfeitos, mas doia. Pesquisei na net e vi uma pasta de dente sensitive pro alívio da colgate, comprei por 7 reais na farmacia, usei e em segundo tive alívio na dor e na ácidez que estava sentindo na boca. Eu sou leigo e recomendo. manoeldias1966@bol.com.br

    ResponderExcluir